A chave para uma gestão eficiente dos materiais de merchandising dos seus PDVs.

Você sabe como gerenciar seus materiais de merchandising de forma eficaz, otimizando custos e diminuindo a dor de cabeça? Vamos te contar agora!

Os materiais de merchandising são essenciais para otimizar a apresentação de produtos e maximizar as vendas no ponto de venda. São responsáveis por atrair a atenção dos consumidores e comunicar a proposta de valor da marca de forma eficaz. Para empresas responsáveis pelo envio de qualquer tipo de peça para inúmeros pontos de venda, ter um sistema bem estruturado para gerenciar pedidos e um ambiente organizado para estocar esses produtos se torna imprescindível.

A gestão e envio eficazes desses materiais garante que eles sejam utilizados para aumentar a satisfação das suas lojas parceiras, potencializar a experiência dos consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas. Vamos entender melhor como isso funciona.

De que tipo de materiais de merchandising
estamos falando?

Os materiais de merchandising incluem uma variedade de itens definidos pela empresa que ajudam a promover produtos e manter padronizados os seus pontos de venda em todo Brasil, como displays, cartazes, folhetos, amostras, brindes, uniformes para funcionários, entre outros. Cada um desses elementos desempenha um papel crucial na experiência de compra, criando um ambiente que incentiva a decisão do consumidor. Uma boa gestão desses materiais é fundamental para que estejam sempre disponíveis e em boas condições para envio imediato aos seus parceiros, independentemente de sua localização. Para saber mais sobre merchandising no ponto de venda, confira nosso glossário aqui.

Como funciona a Gestão de Materiais de Merchandising em 03 etapas

1- Planejamento e Desenvolvimento

O planejamento é o primeiro passo para uma gestão competente, sem dor de cabeça. Envolve a definição de objetivos claros e a identificação do público-alvo, além da escolha dos itens que melhor se alinham às estratégias de trade marketing da marca.

2- Implementação e Distribuição

Após o planejamento, a fase seguinte é a implementação, que inclui a produção e a distribuição dos itens escolhidos. Uma boa gestão nesta etapa garante que todos os materiais cheguem ao seu destino no prazo e em perfeitas condições. Nesta fase, é de suma importância disponibilizar uma plataforma online para sua revenda efetuar os pedidos de forma simples e prática (pode até ser um e-commerce), uma equipe especializada em acompanhar todas as demandas até o pós-venda e um local seguro para armazenagem dos itens. 

3- Monitoramento e Avaliação

Uma vez que as lojas receberam os materiais solicitados, é fundamental monitorar seu desempenho através de feedback dos vendedores e análises de vendas. A avaliação contínua permite que as empresas façam ajustes conforme necessário, garantindo que os materiais de merchandising sejam sempre relevantes e eficazes.

Aumento das vendas, fortalecimento da marca
e otimização de recursos

Uma gestão eficaz dos materiais de merchandising resulta em um aumento significativo nas vendas. Materiais bem planejados e executados atraem mais consumidores e influenciam positivamente suas decisões de compra. Além disso, ajuda a fortalecer a identidade da marca. Eles comunicam a proposta de valor de forma clara e atraente, criando uma conexão emocional com os consumidores e aumentando a lealdade.

Com um sistema de gestão eficiente, as empresas podem otimizar seus recursos, garantindo que os materiais sejam utilizados de forma eficaz e que os investimentos em marketing gerem o maior retorno possível.

Como a Uptown pode te ajudar?

A gestão de materiais de merchandising é uma solução que a Uptown oferece para os clientes ficarem despreocupados em relação ao abastecimento de suas revendas, franquias, distribuidores, lojas próprias, entre outros tipos de estabelecimentos comerciais. Oferecemos soluções que facilitam as 03 etapas do processo, desde o planejamento até a avaliação, permitindo que as empresas maximizem a eficácia de seus itens armazenados e, assim, potencializem suas vendas.

Entendeu a chave para uma boa gestão de materiais de merchandising? Ao investir nessa praticidade, você pode se destacar em um mercado competitivo e garantir um crescimento sustentável a longo prazo. Fale com a Uptown se precisar de ajuda para implementar soluções eficazes na sua gestão de merchandising.

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